Quando estiver fazendo uma nova decoração, com o projeto em mãos, podem e devem surgir dúvidas sobre qual pedra natural comprar para utilizar. Isso porque, apesar de serem visualmente parecidas, apresentam características diferentes que são extremamente relevantes para o tipo de aplicação pensada. Por isso, é essencial saber a diferença entre mármore e granito, pois, ambas são pedras amplamente utilizadas no mercado da construção civil, sobretudo no uso de bancadas, revestimentos de pisos e paredes.
Diferença entre mármore e granito: Você conhece?
Características do granito
Trata-se de uma rocha ígnea que é formada pela junção de três minerais os quais são: mica, o feldspato e o quartzo. Estes são os principais responsáveis pelas características únicas do Granito, por exemplo, sua beleza, a resistência e sua durabilidade.
Por conta dessa, durabilidade avançada, os granitos não podem ser riscados com facilidade, ficando evidenciado por sua “dureza Mohs” ser bem alta (entre 6 e 7). Esta escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais. Ou seja, a resistência que oferecida ao ser riscado e que varia em uma escala de 1 a 9. Além disso, por sua alta resistência, pode suportar bem demais agentes físicos. Por exemplo, altas temperaturas e a umidade. Além de suportar de certo modo, os agentes químicos, como materiais de limpeza, entre outros.
Uma grande questão também se trata de saber se o granito pode ficar manchado com facilidade. A resposta é não, ele não mancha com facilidade devido sua baixa porosidade, absorvendo pouca água.
Dentro dos principais usos para o Granito, ele serve principalmente para revestimentos de pisos, pias, lavatórios para uso intenso ou para uso residencial. Além disso, podem ser usados para bordas de banheiras e bancadas em geral.
Características do mármore
O mármore é uma rocha metamórfica feita, principalmente, por minerais de calcita, agregando uma coloração mais uniforme e com alta composição de veias, que são listras características por toda a pedra natural.
Em comparação com o Granito, o mármore possui menor resistência, sendo evidenciado por sua “dureza Mohs” ser mais baixa (entre 3 e 4). Por conta disso, a aplicação do mármore não é indicada para áreas que possuem alto fluxo de pessoas, pois isso pode desgastar a pedra mais rapidamente, devido aos diversos atritos que podem ser ocasionados.
Além disso, ele possui uma porosidade maior que a do granito. Assim, não é indicado utilizá-lo em locais com variação de temperatura e com agentes químicos. Isso porque, é mais suscetível a manchas e absorção de gordura. Um outro grande fator, é o preço, normalmente, mármores são mais caros que os granitos.
Uso ideal: Revestimentos de pisos e escadas de baixo tráfego, lavatórios, bordas de banheira, revestimento para lareiras, rodapés, mesas e revestimento de paredes.
Diferença entre mármore e granito: Tipos de acabamento
Outro ponto importante é conhecer os diferentes tipos de acabamentos e a utilidade de cada um, principalmente para que você esteja ciente e possa comparar quando a pedra chegar na sua obra.
Diferença entre mármore e granito: Acabamentos em superfícies
– Bruto: Material sem acabamento.
– Flameado: confere aspecto áspero, rugoso e ondulado, indicado para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior a 2cm.
– Apicoado: confere aspereza variável, aspecto poroso e uniforme, indicado para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior a 2cm.
– Jateado: confere aspecto opaco, indicado para áreas externas.
– Levigado: acabamento que confere aspecto rústico e com pouco brilho à pedra, principalmente indicado para áreas internas e externas, como áreas de lazer.
– Polido (brilho): entrega uma característica lisa e brilhante, sendo contra indicado o contato com a água, pois com esse acabamento, a pedra fica escorregadia.
– Resinado: com o uso de uma resina especial, a porosidade existente na pedra é reduzida, entregando um melhor resultado no polimento e um maior brilho. Contra indicado em áreas suscetíveis à entrar em contato com a água.
Tipos de acabamento da borda para mármores e granitos
Veja abaixo sobre alguns tipos de acabamentos das bordas para tampos de banheiros, cozinhas, escadas e demais aplicações. Ambos servem para Granitos e Mármores:
– Boleado: Normalmente, utilizado para bordas de bancadas de cozinha e pias;
– Bisotado: Utilizado principalmente para tampos e bancadas, assim, evitando que as beiradas corram o risco de quebrar;
– Meia esquadria: Utiliza-se esse método para esconder as colas nas emendas, assim, pode-se entregar um aspecto de peça única;
– Meia cana: Normalmente é utilizada para bordas de lavatórios;
– Saia: Como o próprio nome já diz, com um formato de saia, pode ser usada para esconder cubas de lavatórios que não possuem gabinetes;
– Reto: Com uma borda simples, pode ser aplicado em diversos lugares, não possuindo um acabamento especial.